Uma série de ações sistemáticas permitem aumentar o tíquete médio e a fidelização, tanto no comércio físico como na plataforma virtual. A venda sugestiva é uma ferramenta útil para cobrar mais em tempos difíceis.
Para qualquer empresa de varejo, seja vendendo roupas ou panelas marca ceraflame, aumentar as vendas simultaneamente com a melhoria da experiência do cliente é a principal prioridade.
Mas como os consultores de negócios podem realizar a ação de vendas sem “correr” para os clientes? Uma possível resposta a isso pode ser praticar técnicas de vendas sugestivas.
A venda sugestiva é uma maneira poderosa e eficaz de fazer exatamente isso, empurrando suavemente os clientes para compras de maior valor (ou mais itens comprados por transação) que beneficiam tanto eles quanto sua empresa.
Se você está pensando que “toda venda consiste basicamente em oferecer sugestões e ser persuasivo”, não está errado. No entanto, a venda sugestiva é a prática intencional de upsell ou venda cruzada.
O conceito psicológico por trás da venda sugestiva é que, se alguém compra um produto, é provável que concorde em comprar produtos complementares adicionais e menos caros ao mesmo tempo.
Por exemplo, se alguém estiver comprando uma nova bicicleta de passeio, provavelmente aceitará a sugestão do vendedor de comprar um assento mais confortável para melhorar seu passeio.
A venda sugestiva não pretende ser agressiva ou desagradável (pense o contrário: vendedores perseguindo você tentando borrifar você com frascos de perfume).
Mas é simplesmente baseada na consulta de outras necessidades dos clientes e na oferta de sugestões de produtos que as satisfaçam. necessidades de uma forma quase “não intencional”.
Como afirmamos, os itens que um vendedor ou plataforma virtual sugere a um cliente costumam ser mais baratos do que a compra inicial. Isso aumenta a probabilidade de o cliente incluir o produto ou serviço em sua transação.
O conceito psicológico por trás da venda sugestiva é que, se alguém compra um produto, é provável que concorde em comprar produtos complementares adicionais e menos caros ao mesmo tempo.
Os benefícios da venda sugestiva são claros: ao fazer perguntas de sondagem abertas, os vendedores podem aprender sobre os interesses, preferências e necessidades do cliente.
Com essas informações, é possível sugerir produtos e serviços relevantes que atendam a essas necessidades.
Ao praticar isso, você pode ganhar a confiança do cliente e posicionar sua empresa como um fornecedor confiável de informações e produtos.
Quando feito de forma consistente e com bom gosto, isso pode aumentar seus itens por transação, seu valor médio de transação e aumentar suas vendas gerais no varejo.
E quanto mais produzido por venda, melhor. Isso pode significar que você está movendo mais produtos rapidamente ou que está movendo produtos de maior valor com mais rapidez: capacidade de negociar melhores preços com os fornecedores, margem mais alta, maior giro.
No entanto, para que a venda sugestiva seja uma técnica eficaz de vendas no varejo, os consultores de negócios devem ser discretos.
O objetivo é sempre beneficiar o cliente e tirá-lo do negócio satisfeito, e não impulsionar uma venda a todo custo.
Enquanto o primeiro aumenta a probabilidade de o cliente aceitar suas sugestões e se tornar um cliente regular, no segundo o cliente provavelmente estará perdido para sempre.