A pandemia tem gerado muitos desempregos, mas também pode te inspirar a gerar o seu próprio negócio.
Ao longo dos anos, muitas pessoas têm optado por compras on-line pela praticidade de escolher e receber no conforto de casa. A internet sempre será uma grande aliada para quem procura algo e para quem quer vender, então, por que não juntar o útil ao agradável? Se você deseja ou tem curiosidade de criar um negócio on-line, veja aqui algumas dicas.
O primeiro passo antes de abrir uma loja on-line é analisar o mercado e escolher o segmento que pretende seguir. (acessórios, beleza, lazer, calçados etc).
São muitas as opções e possibilidades e surgem cada vez mais novos setores e você deve escolher seu nicho.
Alguns nichos que estão em destaque, são:
A pandemia fez com que o mercado de Sex Shop crescesse consideravelmente. Casais juntos durante 24h fizeram de sites de sex shop seus aliados neste momento.
As lojas virtuais com produtos para cachorros, gatos e animais em geral, estão em alta nos últimos tempos.
A impossibilidade de ir até as lojas fez com que o nicho de moda feminina ganhasse (mais) visibilidade. Neste, há muitas possibilidades de segmentação e, acima de tudo, é um dos nichos mais lucrativos.
Supermercados, microempreendedores e, principalmente, delivery de restaurantes.
Público-alvo é um grupo de pessoas com características em comum, para quem a empresa direciona suas estratégias. Você deve identificar o seu, pois sem ele não será possível vender.
E para determinar público-alvo da sua loja virtual, você deve saber:
· O que ele consome;
· Com que frequência consome;
· Quais são suas necessidades e se seus produtos podem atendê-la;
· Quais são seus subgrupos existentes (por exemplo: o segmento de Sex Shop pode atender mais de um target: de jovens à mulheres maduras).
Além destes tópicos, crie personas para identificar ainda mais suas principais características:
· Interesses;
· Gêneros e idades;
· Localidades.
Isso fará com que saiba a linguagem correta que deve usar em suas campanhas de publicidade, mídias sociais mais eficazes para atrair e se comunicar com seus clientes e divulgar sua loja virtual.
Formalize sua loja virtual abrindo um CNPJ.
Este procedimento é importante pois garante que a sua operação estará de acordo com o cumprimento de obrigações legais, como a emissão de notas fiscais.
Com o seu segmento e público-alvo escolhidos, o próximo passo é montar sua loja virtual. E, para isso, existem duas alternativas principais: criá-la em um site ou em uma plataforma de e-commerce.
A criação de um site é mais flexível em relação à customização, porém, trata-se de um projeto mais caro e geralmente leva meses para ser executado. Já as plataformas de e-commerce oferecem mensalidades acessíveis.
É de extrema importância que você se preocupe com a identidade visual da sua marca, pois ela será seu cartão de visita. Será através dela que conseguirá chamar e prender a atenção dos seus clientes.
É fundamental que crie um bom logotipo, pois ele será o símbolo da sua marca e faz com que seu público-alvo identifique sua loja virtual com mais facilidade.
O layout será como a vitrine da sua loja virtual. Ele é tudo aquilo que compõe a parte visual e estrutural da sua loja. Seu site deve estar bem organizado, com um aspecto clean e sem muitos elementos disputando a atenção. Deixe-o o mais atraente possível.
O Google contém mecanismos de pesquisa que ajudam no ranqueamento do seu site. Portanto, é preciso levar em consideração técnicas de SEO e focar em palavras-chaves na hora de criar as descrições dos seus produtos.
Acesse ferramentas, como: Ahrefs, SEMrush, Ubersuggest, Keyword Planner e Search Console, e pesquise quais são as palavras-chave relacionadas ao segmento da sua loja e seus produtos.
Você deve utilizar todos os recursos possíveis para atrair clientes para a sua loja virtual, então invista em Marketing Digital, aproveite todas as mídias sociais e a divulgue incansavelmente para que cresça e obtenha sucesso.